Esse final de semana tem Tamborzada no projeto Danças Negras!
Dias 25, 26 e 27 de fevereiro, às 19h, o teatro Cacilda Becker recebe a Cia. Folclórica do Rio. Formada por alunos e funcionários da UFRJ, é uma das companhias de dança mais importantes do Brasil no ensino, prática e pesquisa do folclore nacional.
Segundo Eleonora Gabriel, diretora artística do grupo que completou 22 anos em 2010, a proposta da Cia. Folclórica do Rio é promover a troca do pensamento acadêmico com a sabedoria dos mestres das tradições populares.
Tem batuque em caixa de fósforos, na frigideira, mas tem também percussão forte saindo de tambor português, indígena, africano e até aqueles típicos da umbigada de São Paulo. No espetáculo Tamborzada, que comemora os 22 anos da Companhia Folclórica do Rio, o ritmo vai reinar para mostrar com quantos batuques se faz a cultura brasileira. Reunindo 40 artistas, entre músicos e dançantes, Tamborzada une dança e música dos quatro cantos do Brasil com a pulsação de nossas raízes.
A idealização é da diretora Eleonora Gabriel: "Vamos montar em cena um grande terreiro que vai abrigar o sacro e o profano das culturas populares do Brasil. Será um grande encontro, que vai abrigar os plurais baticumbuns das culturas populares brasileiras."
![]() |
Fotos do espetáculo Tamborzada |
Tamborzada
Ficha técnica
Concepção e direção: Eleonora Gabriel
Iluminação: José Geraldo Furtado
Produção: Kátia Iunes
25, 26 e 27 de fevereiro, sexta, sábado e domingo
Às 19h
Teatro Cacilda Becker (R. do Catete, 338, metrô Largo do Machado)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
Classificação: livre